BENEFÍCIOS DO TERERÉ

Espalhe Para Seus Amigos
  • 2
    Shares

BENEFÍCIO terere

Conheça os principais benefícios e malefícios do famoso tereré

O tereré, bebida típica do Paraguai e do sul do Brasil é rica em vitaminas quem fazem um bem danado à saúde de quem o ingere frequentemente. Mas nem todo mundo tem ciência dos benefícios nutricionais do tereré por mais que o tome frequentemente. O primeiro benefício, é que por ser refrescante o tereré ajuda na hidratação do corpo, não substituindo a água natural, mas tento efeito colaborativo.

A erva-mate com que se é preparado o tereré é rica em todas as vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e E. Com isso, a erva ajuda o corpo no processo de tirar parte do açúcar consumido para proveito dos músculos corporais. Outro benefício é em relação aos antioxidantes que a erva possui, elas ajudam nas partes cerebrais responsáveis pela memória e pela concentração, além de estimular o sistema nervoso e melhorar suas funções.

Além disso, o tereré é bastante benéfico na defesa natural do corpo e dos trabalhos realizados pelo coração, pois ele melhora drasticamente a circulação sanguínea. Em sua composição natural ele possui cafeína, por isso também PE responsável por melhorar a tensão das artérias, sem citar que é bastante útil para saciar a fome em alguns casos. O tereré também é responsável por ajudar na eliminação do LDL, o colesterol considerado ruim para o corpo que ingerimos diariamente.

Levando em conta a estética, o tereré também é bem benéfico, pois ele faz muito bem a pele devido ao poder de regenerar algumas células, sendo utilizado em vários cosméticos. São inúmeros os benefícios do tereré, esses são os principais, mas ele é ótimo para prevenir gripe, melhorar o funcionamento do intestino, melhora na respiração e nas funções sexuais, etc.

Tereré faz mal?

Assim como a maioria dos alimentos e bebidas, mesmo tendo inúmeros benefícios, o tereré também possui seus malefícios. Por exemplo, pessoas com anemia devem tomar cuidado ao ingerir tereré em excesso, pois ele diminui a absorção que o corpo faz do ferro, contribuindo então para o agravamento de alguns casos da doença. Pessoas que possuem problemas com pressão alta também devem se policiar na quantidade de tereré ingerida, pois ela pode elevar a pressão.

A bebida também pode causar problemas de gastrite devido à acidez do chá, por isso é recomendável não tomá-lo sempre com limão, para não piorar. Fora isso o tereré não trás problemas além de deixar algumas pessoas mais agitadas devido à cafeína, causando muitas vezes a insônia.

Respondendo assim, o tereré em si não faz mal dependendo da quantidade ingerida, mas se deve tomar alguns cuidados, principalmente quem  gosta de toma-lo em roda de amigos, pois dividir a mesma bomba e a mesma guampa trás risco de doenças que são transmissíveis pela saliva como gripe, sarampo, tuberculose, etc.

Tereré emagrece?

tereré emagrece

Com certeza muitas pessoas já se perguntaram se o tereré é capaz de delinear a silhueta ou reduzir uns quilinhos, mas dificilmente se obtém uma conclusão concreta.  O tereré pode sim ajudar algumas pessoas no emagrecimento, isso porque ele possui efeito diurético, o que ajuda o corpo a queimar as gorduras. Além de ter cafeína e trazer energia, a erva-mate do tereré ainda possui em sua composição orgânica elementos que ajudam na energia e no estimulo, aumentando a vontade de praticar exercícios e queimar a energia do corpo.

O emagrecimento não é o único benefício que o tereré pode trazer, ele ainda tem o poder de ajudar na força muscular, com o consumo constante há um aumento na potência dos mesmos. Para quem faz treino e exercícios físicos é um grande aliado, pois além de tudo a erva ela diminui a exaustão dos músculos, fazendo com que você faça exercícios com mais resistência física, resultando também na maior queima de calorias.

Contudo, é importante relembrar que o tereré sozinho não faz milagres, somente a ingestão da erva não vai fazer melhorias drásticas. Resultados só poderão ser vistos acompanhado de uma boa alimentação e exercícios. Não adianta tomar o chá e se encher de frituras, doces e fast foods, o tereré fará sua função de queimar calorias, mas não trará efeito se você ingerir uma quantidade maior do que a que ele pode eliminar. O tereré emagrece sim, mas é necessário diversos outros fatores para se obter resultado, por tanto pratique atividades e tenha uma boa alimentação e esta bebida será sua grande aliada no dia a dia.

Grávida pode tomar tereré?

O tereré, assim como o chimarrão possui bastantes anti-inflamatórios em sua composição, por tanto a resposta é não, grávidas devem evitar a bebida. Ingerir erva-mate enquanto se está grávida pode trazer sérios riscos a criança, pois os seus anti-inflamatórios causam uma hipertensão pulmonar no bebê, isto é, o coração do feto recebe uma carga bem maior do que a normal. Desta forma, quando o bebê nasce passa por sérios problemas, podendo levar a morte. Portanto o ideal é evitar tanto o tereré quanto o chimarrão durante os 9 meses de gravidez.

 Tereré faz mal para os rins?

Estudos já comprovaram que o tereré não faz mal para os rins, este rumor ocorre há muito tempo, mas é falso. O que ocorre é totalmente o inverso, primeiramente devido à quantidade de água presente na bebida. Quem sofre de cálculo renal pode agradecer ao chá, pois é uma boa forma de ingerir água e se hidratar. Além disso, se for analisar o todo, o tereré é bem comum misturado ao limão que é um grande aliado para quem tem problema nos rins pois ele tem uma quantidade elevada de citrato. Por tanto, quem possui problema nos rins ou tem medo de adquirir pode ficar tranquilo em relação ao tereré, só possui benefícios neste quesito.

 Será que o Tereré engorda?

Tudo em excesso faz mal, mesmo que seja algo bastante benéfico inicialmente, portanto se tomado exageradamente, o tereré pode sim trazer alguns quilinhos a mais. A erva-mate é bastante saudável, e seus demais ingredientes também, exceto o açúcar. Quando se ingere muito tereré, automaticamente se ingere também uma quantidade em excesso de açúcar e com isso é gerado problemas com a glicemia.

Quando a glicemia se torna alta, o corpo responde de forma negativa, se tornando quase impossível emagrecer, aumentando o inchaço e a retenção de líquidos. Por tanto, o que vale é a quantidade, o tereré é bastante benéfico a saúde e ao emagrecimento, desde que seja tomado com moderação.

Home

 

chimarrao


Espalhe Para Seus Amigos
  • 2
    Shares