Bomba de Chimarrão

Bomba de ChimarrãoA bomba do chimarrão é um utensílio muito importante no ato de tomar a bebida. Antigamente os índios consumiam o chimarrão em um recipiente mais rústico, porém quando os colonizadores chegaram ao sul do Brasil e se apaixonaram pela bebida, começaram a serem feitas bombas de chimarrão de formas mais aprimoradas que visavam um melhor preparo e consumo. A bomba do chimarrão é um dispositivo geralmente metálico e consiste em um canudo com um filtro na ponta que serve para deixar passar apenas o líquido e a mantendo assim a erva mate dentro da cuia.

Uma das regras para o consumo da bebida dentro da “Roda do Chimarrão” é que não se deve mexer na bomba, pois dessa forma o mate não sai do seu lugar e não atrapalha a bebida com pequenas folhas e também não entope a bomba na hora de consumir. É importante que a bomba sempre esteja higienizada e que seja feita de um material que garanta uma boa durabilidade. Geralmente a bomba é metálica e produzida com materiais germicidas e bactericidas

 

 

Como limpar a bomba de chimarrão?

Para uma higienização correta da bomba do chimarrão e cuia, é importante que seja lavada com água em abundância interna e externamente, colocando sempre o bojo (parte inferior da bomba) embaixo da torneira sob a água corrente permitindo assim a passagem da água por dentro da bomba para que os resíduos da erva-mate não fiquem depositados e acumulem sujeira.

Também é importante que a bomba seja guardada em um local seco a arejado e deve-se evitar o uso de abrasivos como esponjas de aço e similares que são comuns para a lavagem de louça comum, por exemplo. Pois eles podem causar um processo de “lixação da peça” devido à superfície áspera do abrasivo. Outra recomendação importante é para quando for retirar a erva mate da cuia. Evite usar a bomba do chimarrão como um utensílio para isso ou bate-la na borda da cuia porque isso pode danificar a bomba.

Bomba de chimarrão de inox

Bomba de chimarrão de inox

Assim como a cuia se desenvolveu com o decorrer dos anos, a bomba também seguiu o mesmo processo e começou a ser produzida com outros materiais. A bomba de chimarrão feito com aço inox cirúrgico dá uma maior durabilidade para o produto. Esse tipo de bomba geralmente possui uma rosca logo acima do bojo o que facilita seu desprendimento para a limpeza interna. Quando compradas as bombas de chimarrão podem acompanhar também uma escova para limpeza das mesmas.

 

 

 

Bomba de chimarrão de ouro

Bomba de chimarrão de ouro

Se você aprecia muito o chimarrão e prefere tomar a bebida com uma cuia um pouco mais chamativa e que imponha mais respeito e elegância ao ato, você pode comprar uma bomba feita de ouro. A presença do ouro em uma liga metálica é germicida e bactericida, ou seja, impede o aparecimento ou proliferação de qualquer germe e facilita a higiene da bomba contra os microrganismos que podem fazer mal ao nosso corpo até porque como a bomba geralmente é passada de boca em boca nas chamadas “Rodas de Chimarrão” é importante que a bomba seja o mais limpa possível, evitando assim possíveis problemas de saúde e mesmo doenças que podem ser transmitidas via oral. A bomba de chimarrão de ouro é uma peça artesanal que pode ser encontrada para vendas em lojas físicas mais requintadas ou até mesmo na internet.

 

 

Bomba de chimarrão de prata

Bomba de chimarrão de prata

Se o seu investimento em uma bomba de chimarrão não for assim tão expansivo quanto em uma bomba de ouro, você também pode comprar uma bomba de prata. A prata é utilizada na bomba do chimarrão agindo como um agente terapêutico e profilático desde a antiguidade, é conhecida por exterminar bactérias, vírus e fungos, sendo altamente efetiva contra infecções por germes  além de destruir microrganismos patogênicos presentes na água, ou seja, assim como a bomba de ouro, a bomba de prata funciona igualmente como um material higiênico para quem consome o chimarrão.

 

 

Bomba de chimarrão personalizada

Bomba de chimarrão personalizadaSe você pretende dar um presente diferenciado para algum gaúcho ou mesmo para um apreciador de chimarrão, uma boa ideia é presentear a pessoa com uma bomba de chimarrão personalizada. Essa modalidade de bomba é feita por algumas lojas especializadas nesse produto e são produzidas com materiais diferentes e em diferentes formatos como com algum símbolo no resfriador ou mesmo com um nome gravado, podem ser feitas gravações a laser, biqueiras desmontáveis banhadas a ouro, com um misto de ouro e prata, com inscrições de carinho ou que signifiquem algo importante para quem recebe.

Esse tipo de bomba de chimarrão personalizada não precisa necessariamente ser usada somente para um presente significativo, mas também pode ser usada para consumo próprio como um símbolo do seu time de futebol do coração ou até mesmo o brasão da sua família representando seu orgulho e podendo ser compartilhada com seus amigos e entes queridos em momentos próximos e familiares.

 

Filtro para bomba de chimarrão

Filtro para bomba de chimarrãoO filtro para a bomba do chimarrão serve para tomar o mate sem que a erva seja aspirada para dentro da bomba sendo possível assim, tomar o seu chimarrão com qualidade. Ou seja, o filtro da erva mate serve para que quando a pessoa for tomar a bebida, venha somente o líquido e não a erva que foi colocada dentro da cuia no preparo do chimarrão. Por isso é muito importante que sempre tenha um filtro protegendo a bomba durante o preparo e o consumo do chimarrão.

O filtro do chimarrão funciona como um filtro de café, por exemplo, e é vendido em lojas especializadas em chimarrão, ele geralmente é vendido em 10, 30 ou 50 unidades e tem um valor baixo. O filtro deve ser descartado após o preparo do chimarrão e colocado um novo em seguida para um novo chimarrão. O filtro do chimarrão também pode vir um kit onde é comprado de uma só vez a cuia, a bomba e o filtro e geralmente tem seu valor mais barato por todos os componentes para o preparo do chimarrão estarem sendo vendidos de uma única vez.