Aprenda a fazer o verdadeiro chimarrão gaúcho.

 

Com passos simples é possível fazer essa bebida que é sucesso no sul do país e que não é consumida diariamente no restante do país, principalmente por não saber fazer. Mas agora seus problemas acabaram, até o final deste artigo você vai se tornar um expert no assunto. Antes de tu ires mateando, tens que dar um trato na cuia  para que o mate não te faça nenhum mal.
Seguem abaixo orientações para isso:

Curte uma cuia enchendo-a de erva-mate pura ou misturada com cinza vegetal e água quente. Este pirão deve permanecer por dois ou três dias, sempre úmido, para que fique bem curtida, impregnando o gosto da erva em suas paredes. A Cinza é para dar maior resistência ao porongo.

Passando o tempo determinado, retira-se a erva-mate da cuia, raspando com uma colher, para eliminar alguns baraços que tenham ficado.

Enxágua-se com água quente e estará curada ou curtida, pronta para entrar em uso. O mate ou cuia se cura cevando,isto é, à medida que vai sendo usada vai dando melhores mates.

 

Segue abaixo uma imagem ilustrativa de como fazer chimarrão, logo abaixo para melhor entendimento um vídeo.

 

Você vai precisar de:

Erva-mate para chimarrão
Cuia
Bomba
Um aparador (pode ser uma tampa plástica lisa)
Uma térmica com água quente.

 

Modo de preparo:

1 – Preencher a cuia (recipiente) com 2/3 de erva-mate para chimarrão.

2 – Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.

3 – Na parte vaga você deve colocar a água morna (apenas para começar seu chimarrão). Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu chimarrão amargo. Nas demais cuias a água correta é aquela que chia na chaleira ou 64ºC, sem deixá-la ferver.

4 – Tape a boca da bomba com seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque seu chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, seu chimarrão estará pronto.

5 – Agora só falta saborear a deliciosa Erva-mate. Se preferir use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor da erva-mate.

como fazer chimarrão

Aprenda como fazer chimarrão

Conheça os Tipos de Chimarrão