chimarrão

 

Mas Bá Tchê.. Não é Que o Chimarrão Emagrece Mesmo!!

A bebida contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

“A erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo”.

1 – Elimina a fadiga
Entre os alcaloides do chimarrão está a cafeína, que ajuda a eliminar o cansaço tanto físico quanto mental.

2 – É digestivo
As propriedades digestivas e até mesmo laxantes da erva-mate são super benéficas ao trato intestinal, combatendo a constipação, por exemplo.

3 – É diurético
Maior notícia para quem sofre com retenção de líquidos – e a capacidade diurética do chimas é amplificada pelo fato de ele ser sorvido quente (a uma temperatura entre 60°C e 75°C).

4 – Contém sais minerais
Complementa naturalmente a dieta ao fornecer ao organismo minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês.

5 – Possui antioxidantes
Compostos fenólicos estão entre as características da erva-mate que combatem o envelhecimento celular.

6 – Auxilia na regeneração das células
A nossa manutenção celular beneficia-se dos bioativos do chimarrão.

7 – Estimula a atividade física
Por ter a capacidade de aquecer o organismo e eliminar a fadiga, proporciona mais energia para encarar a rotina de exercícios.
Respostas às principais dúvidas sobre o chimarrão

Existe uma quantidade diária máxima recomendada ou posso passar o dia inteiro tomando chimarrão?
Não existe uma orientação muito genérica, já que as necessidades e tolerâncias variam de acordo com cada pessoa. Mas, em geral, chás diuréticos como a erva-mate podem ser utilizados em doses altas sem problemas: o excesso acaba sendo eliminado pela urina.

O chimarrão hidrata?
Trata-se de uma bebida diurética, ou seja, que auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Assim, o chimarrão não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam, e não substitui a ingestão de água pura, em temperatura ambiente ou gelada.

O chimarrão emagrece?
Quando consumido antes de algum exercício, o chimarrão se torna benéfico devido à cafeína que contém, o que amplia a energia e a capacidade de desenvolver as atividades físicas, já que é um excelente estimulante. Desta maneira, o chimarrão, por si só, não emagrece, mas pode ser um agrande aliado na perda de peso por fornecer maior gás para encarar a atividade física, essencial para quem busca esse objetivo.
(Fonte: nutricionista Geórgia Bachi)

Descubra Como Fazer Chimarrão