Mas Bá Tchê.. Não é Que o Chimarrão Emagrece Mesmo!!

A bebida contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

“A erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo”. Confira abaixo alguns benefícios do chimarrão para a sua saúde.

chimarrão emagrece

1 – Elimina a fadiga

Entre os alcaloides do chimarrão está a cafeína, que ajuda a eliminar o cansaço tanto físico quanto mental.

2 – É digestivo

As propriedades digestivas e até mesmo laxantes da erva-mate são super benéficas ao trato intestinal, combatendo a constipação, por exemplo.

3 – É diurético

Maior notícia para quem sofre com retenção de líquidos – e a capacidade diurética do chimas é amplificada pelo fato de ele ser sorvido quente (a uma temperatura entre 60°C e 75°C).

4 – Contém sais minerais

Complementa naturalmente a dieta ao fornecer ao organismo minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês.

5 – Possui antioxidantes

Compostos fenólicos estão entre as características da erva-mate que combatem o envelhecimento celular.

6 – Auxilia na regeneração das células

A nossa manutenção celular beneficia-se dos bioativos do chimarrão.

7 – Estimula a atividade física

Por ter a capacidade de aquecer o organismo e eliminar a fadiga, proporciona mais energia para encarar a rotina de exercícios.

 

Respostas às principais dúvidas sobre o chimarrão

 

Existe uma quantidade diária máxima recomendada ou posso passar o dia inteiro tomando chimarrão?
Não existe uma orientação muito genérica, já que as necessidades e tolerâncias variam de acordo com cada pessoa. Mas, em geral, chás diuréticos como a erva-mate podem ser utilizados em doses altas sem problemas: o excesso acaba sendo eliminado pela urina.

O chimarrão hidrata?

Trata-se de uma bebida diurética, ou seja, que auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Assim, o chimarrão não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam, e não substitui a ingestão de água pura, em temperatura ambiente ou gelada.

O chimarrão emagrece?

Quando consumido antes de algum exercício, o chimarrão se torna benéfico devido à cafeína que contém, o que amplia a energia e a capacidade de desenvolver as atividades físicas, já que é um excelente estimulante. Desta maneira, o chimarrão, por si só, não emagrece, mas pode ser um agrande aliado na perda de peso por fornecer maior gás para encarar a atividade física, essencial para quem busca esse objetivo.

Benefícios do Chimarrão

chimarrãoO chimarrão é uma bebida tradicionalmente consumida na América do Sul e no Brasil seu consumo é mais forte na região do sul do país, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul, onde faz parte da rotina diária da população gaúcha devido ao clima frio predominante onde geralmente é consumido quente.

Apesar de ser uma bebida deliciosa, vale lembrar que o chimarrão não pode ser substituído pelo consumo de água, pois como é uma bebida diurética, ou seja, ele auxilia o corpo na eliminação de líquidos e por isso não hidrata o organismo. Lembrando que o consumo de água deve ser de cerca de dois litros por dia para um funcionamento saudável dos órgãos.

O modo tradicional de fazer chimarrão é simples e envolve basicamente a cuia, a erva-mate e água, porém existem várias formas de preparação, como usar água fria ao invés de água quente, (Esse modo de preparo é conhecido como Tererê e geralmente é consumido no centro-oeste do país). Também se pode fazer chimarrão mesclando outras ervas, colocando açúcar, mel, bebidas alcoólicas ou até mesmo com leite.

Passo a passo para o preparo do chimarrão com leite.

O preparo do chimarrão com leite é simples e envolve somente trocar a água pelo leite no momento do preparo como podemos ver a seguir:

Passo 01:  Primeiro deve-se higienizar corretamente a cuia e a bomba e secá-las bem.

Passo 02: Depois você deve completar com mais ou menos dois terços da capacidade da cuia com leite quente.

Passo 03: Ajeite a erva protegendo com uma das mãos abertas a boca do porongo para que a erva não caia pois a cuia deve ficar em posição inclinada. Pode-se utilizar a própria bomba para acomodar a erva. Deixe acumular um maior volume de erva do lado desejado, de preferência à esquerda deixando o espaço vazio à direita.

Passo 04: Continue com a cuia inclinada e despeje vagarosamente um pouco de leite quente no espaço entre a erva e a lateral da cuia. (nunca use leite muito quente para começar, pois ele queima a erva). Depois de colocado o leite até a metade mais ou menos continue apoiando bem a erva e incline em horizontal a cuia até que o leite chegue à borda e então interrompa o movimento nesta posição, com este processo a erva firma-se em sentido vertical, como se fosse cimento na parede.

Passo 05: Deixe a cuia recostada por alguns instantes, por uns cinco minutos mais ou menos, até que a erva inche.

Passo 06: Depois coloque a bomba ao fundo, tapando o bico da mesma com o dedo polegar e absorva o pouco do leite que ainda resta.

Passo 07: Permaneça com a cuia apoiada no suporte e novamente tape o bico da bomba, então coloque leite quente e depois sirva.

Seu consumo diário além de ser tradicional para essa população também traz muitos benefícios para a saúde, pois é uma bebida feita à base de erva-mate, anis e hortelã e são ervas repletas de vitaminas e antioxidantes.

Veja a seguir os benefícios do chimarrão para a saúde:

01 – Auxilia na digestão

A constipação intestinal é o mau funcionamento do intestino para empurrar o bolo alimentar e fazer a extração dos nutrientes consumidos na alimentação. As principais causas desse problema são o baixo consumo de fibras e líquidos, além de estresse e falta de exercícios físicos. Como a erva-mate possui propriedades digestivas, ela auxilia no combate dessa constipação, ajudando assim no funcionamento do intestino.

02 – Funciona como diurético

O chimarrão tem propriedades diuréticas que auxiliam no bom funcionamento dos rins, promovendo assim o aumento do fluxo urinário, combatendo a retenção de líquidos e inchaços indesejados. Além do combate a insuficiência renal, pois promove a eliminação de sódio e potássio que em excesso prejudicam o nosso organismo.

03 – Grande fonte de vitaminas

O chimarrão é uma excelente fonte de vitaminas, pois nos seus ingredientes é possível encontrar diversos compostos benéficos para o nosso organismo como a vitamina A, B1, B2, C e E e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, manganês, magnésio e potássio que auxiliam o nosso corpo de diversas formas como no combate ao envelhecimento precoce e aumentam a disposição física e mental.

04 – Combate o cansaço

Como o chimarrão possui cafeína, o seu consumo combate o cansaço, pois funciona como estimulante do nosso sistema nervoso central e na regeneração das células cerebrais e musculares.

05 – Estimula a prática de atividade física

Devido as suas vitaminas e nutrientes, o consumo do chimarrão estimula a prática da atividade física, pois dá mais disposição, além de aumentar a força muscular, o gasto energético, combater a fadiga promovendo sensação de bem-estar e vigor.

06 –Acelera a regeneração muscular

O chimarrão contém compostos bioativos que são substâncias que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, auxiliando na saúde e até no combate de doenças como o mal de Parkinson por exemplo.

07 – Fonte de antioxidantes

No chimarrão é possível encontrar uma grande quantidade de antioxidantes, que são substâncias responsáveis por atrasar ou inibir o envelhecimento das células devido ao seu combate aos radicais livres. O organismo humano produz naturalmente antioxidante porém esse fornecimento cai com o passar dos anos, por isso é importante o consumo de alimentos e bebidas ricas nessa substância para retardar o processo de envelhecimento celular.

08 – Combate o colesterol ruim

A glicose em excesso no nosso sangue aumenta o colesterol e pode causar problemas cardiovasculares graves. O chimarrão ajuda a diminuir o nível de glicose no fígado e combate assim o colesterol ruim, além de diminuir a recebimento de açúcar pelo nosso organismo, pois diminui a capacidade da absorção de açúcares.

09 – Benéfico para o coração

Como o chimarrão é um antioxidante poderoso e diminui o acúmulo de açúcar nos órgãos, ele reduz a pressão arterial, pois aumenta o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardíacas.

10 – Regulamento das funções sexuais

Disfunção erétil é um problema que atinge homens de diversas idades e seus fatores principais são estresse e problemas na circulação do sangue. Como o chimarrão auxilia na prática de atividades físicas (o que reduz o estresse) e aumenta o fluxo sanguíneo, ele pode ser usado como um aliado no combate desse mal.

Descubra no artigo a seguir se essa bebida pode fazer algum mal a sua saúde.