Os 10 Mandamentos do Chimarrão

Espalhe Para Seus Amigos
  • 8
    Shares

mandamentos do chimarrão

Com a vasta disseminação da bebida pelo país e mundo afora, algumas tradições foram se modificando e o hábito de tomar chimarrão ganhou formas inusitadas de serem ingeridas. Aceitas por uns e banidas por outros. Gaúcho que é gaúcho não permite essa modificação em sua tradição, e para que isso fosse corrigido foram criados os 10 mandamentos do chimarrão. Vamos conferir:

Conheça agora os 10 Mandamentos do Chimarrão

  1. Nunca coloque açúcar

O chimarrão também é conhecido por mate amargo ou amargo. Então, em hipótese alguma, peça para adoçar o seu chimarrão.

  1. Nunca diga que é anti-higiênico

Pode parecer anti-higiênico dividir uma cuia de chimarrão e, provavelmente é. Mas nunca diga isso a um gaúcho.

  1. Nunca reclame da temperatura da água

Se numa roda de chimarrão você for a única pessoa a reclamar que a água esta quente, fique calado.  Caso contrário, beba tererê.

  1. Nunca deixe pela metade

Se a sua vez chegouem uma roda de chimarrão, tome todo o conteúdo colocado na cuia, faça-a roncar.

  1. Nunca tenha vergonha do ronco

Sabemos que fazer barulho quando comemos ou bebemos é algo considerado feio. No caso do chimarrão isso é balela. Ao terminar o seu mate, faça o barulhinho com a bomba, ninguém irá se importar.

  1. Nunca toque a bomba

Não é preciso encostar a mão na bomba para tomar o chimarrão. Ela pode entupir por várias razões, mas nunca encoste a mão. Devolva para quem preparou ou a pessoa anterior e explique o motivo.

  1. Nunca fure a fila

Mandamento essencial num roda de chimarrão, nunca furar a fila. A roda tem que fluir calmamente e obedecer a sua ordem.

  1. Nunca durma com a cuia na mão

Quando você toma o mate sozinho, tem todo o direito de divagar em seus próprios pensamentos e pode até cochilar. O que é totalmente diferente em uma roda de chimarrão, onde a conversa rola solta e o objetivo é se confraternizar, porém, fale o quanto quiser, mas não fique enrolando com a cuia em sua mão. Lembre-se que tem outras pessoas esperando a sua vez.

  1. Nunca reclame do dono da casa por tomar o 1° mate

Isso pode parecer grosseiro, mas o primeiro mate é o pior. Na verdade, ele esta te fazendo um favor.

  1. Nunca diga que chimarrão causa câncer

Primeiro que isso é um assunto fora de cogitação numa roda de chimarrão. Baixo-astral. Não combina com o ar de confraternização de uma roda.

O chimarrão pode até causar câncer de garganta ou esôfago, mas se você aceitou a cuia, aproveite a hospitalidade e curta o amargo.

Os mandamentos do chimarrão foram criados como forma divertida de disseminar algumas manias gaúchas para se tomar o chimarrão, porém é de bom tom respeita-las, pois todas elas fazem muito sentido.

Agora que você já se tornou um expert em tomar um chimarrão e já sabe os mandamentos do chimarrão, é hora de colocar a água para esquentar e desfrutar dessa bebida que já esta tomando conta do Brasil e de países longínquos.


Espalhe Para Seus Amigos
  • 8
    Shares